top of page

Mentiras que te contam sobre a depressão

  • vanessaduriguetto
  • 13 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de jul. de 2021


A depressão é um tipo de transtorno afetivo causador de alterações mentais, corporais, além de alterações no humor. Ela é um fenômeno crescente que atinge diversos públicos sem distinguir sexo, idade ou classe econômica, sendo considerada por muitos o mal do século XXI. A depressão apresenta com conjunto de sintomas que podem durar semanas, meses ou até mesmo anos, prejudicado significativamente a vida pessoal, social e profissional do indivíduo. Infelizmente, ainda existem muitas informações erradas sobre a depressão, como as afirmações a seguir:

  1. "Depressão é frescura." Infelizmente ainda é muito comum ouvir esse tipo de afirmação sobre a depressão, mas isso não é verdade! A depressão é uma doença séria e que vem atingindo cada vez mais pessoas ao longo dos anos.

  2. "A depressão melhora sem tratamento." O diagnóstico e o tratamento da depressão são essenciais para o alívio dos sintomas. Alguns estudos apontam que a terapia cognitivo comportamental é a abordagem que mais traz resultados no tratamento da depressão.

  3. "Depressão é falta de Deus." Infelizmente essa frase também é muito ouvida até hoje. Mas, além desta afirmação não ser verdadeira, a mesma pode gerar ainda mais sofrimento para as pessoas que sofrem com este transtorno.

  4. "A depressão não afeta crianças e adolescentes." A depressão está presente em todas as idades inclusive na infância e na adolescência. Além disso, estudos indicam que, os casos de depressão nesta faixa etária têm aumentado nos últimos tempos.

  5. "Somente mulheres podem ter depressão." Apesar das mulheres terem maiores chances de desenvolver a doença, os homens também estão sujeitos a desenvolverem este transtorno.

Além das frases citadas acima, existem muitas outras informações e crenças errôneas sobre a depressão, que acabam sendo vistas como verdades por algumas pessoas. Por este motivo, é importante saber e também discutir mais sobre este assunto.​


 
 
 

Komentáre


bottom of page